14 setembro 2010

“Quem admira design, admira o design italiano, e quem admira o design italiano admira a Alessi."

Essa empresa de produtos para a casa, nasceu em 1923 e é a própria personificação do design italiano. Giovanni Alessi fundou sua empresa no alto de uma bela paisagem montanhosa, pois utilizava a força da água para mover as máquinas que, na época, trabalhavam o cobre.
O negócio da família seguiu com um dos filhos de Giovanni, Carlo Alessi, designer industrial e criador da maioria das peças em catálogo nos anos 40, e o atual gestor da empresa é o neto, Alberto Alessi.
O termo "made in italy" (feito na Itália) remete à qualidade e à tradição dos produtos italianos, reconhecidos internacionalmente a partir da segunda metade do século, e que é ainda hoje um peso-pesado no mundo do design. A Alessi conquistou corações com seus produtos simples, muito práticos e ao mesmo tempo lúdicos, pois são coloridos, muitas vezes tem traços humanos ou animais, e sempre transmitem sentimentos ao seu usuário, são as chamadas "emotional pieces" (peças com emoção, emocionantes).

No ano passado, tive a feliz oportunidade de visitar a fábrica da Alessi e também o seu museu, chamado ironicamente de 'container de problemas resolvidos e não resolvidos'. Este museu nasceu inicialmente para fins internos da empresa, para que os designers pudessem conhecer o processo dos projetos, através de desenhos, esboços, protótipos (são 18 mil itens no total!), sendo que alguns destes continuam ainda no museu em fase inicial, como idéias a serem desenvolvidas.
  Hoje em dia, a Alessi tem o recorde de maior número de produtos expostos em museus no mundo todo! É o resultado de encarar o design de objetos para a casa como assunto sério (mesmo que dê a eles este ar de brincadeira), pois cada um nasceu de necessidades reais, acreditando sempre que quanto maior a ligação emotiva de uma pessoa com os produtos que usa, menor o desperdício e, consequentemente, maior a sua satisfação!  



fontes das imagens: Thais Serafini e www.alessi.it

Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponiveis em www.thaispserafini.tumblr.com

16 comentários:

  1. Oi Thais, deve ter sido genial a visita...adoro o design da Alessi assim como sua história, é incrível!! Imagino o quanto vc está aproveitando por aí! Que sonho!! Bjobjo e boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo lindo e chique Susi, vou entrar no link pra dar uma namorada. beijo querida

    ResponderExcluir
  3. Com certeza são utensílios que a maioria de nós gostaríamos de ter.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. NOOOOOOOOOOOOSA , QUANTAS PEÇAS DIFERENTES,ME APAIXONEI PELA CHALEIRA, E O ABRIDOR E TODO O RESTO TAMBÉM, ADORO ESSAS PEÇAS DIVERTIDAS. MAS NÃO SE PREOCUPE EM COMENTAR TODO CONTEÚDO DO MEU BLOG NÃO QUERIDA, COMENTO SUAS POSTAGENS PORQUE ADORO SEU BLOG PARA ME INSPIRAR PARA ARRUMAR MINHA CASA, VOCÊ É MUITO CARINHOSA E NÃO PRECISA SE PREOCUPAR.
    MUITAS BEIJOCAS...

    ResponderExcluir
  5. E eu aqui com minha Anna, graças a esse blog cor-de-rosa, toda boba por ter um Alessi...Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dos designers italianos. Ousadia criativa!! Sua visita deve ter sido muito proveitosa, afinal cultura é sempre bem vinda!!
    Beijocas Thais e Susi!!! Bela.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaís, que peças incríveis, adorei! Cris, www.encantosepresentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de agradecer o elogio, Susi!!!! Grazie mille!!!!!! Baci!! Bela.

    ResponderExcluir
  9. São muito descoladas e modernas,não é atoa o sucesso!parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Ola Suzi
    Adorei saber mas um pouco do design Alessi.Que legal esta tua visita ao museu,que bom que dividiu conosco.
    Amei o post,é tanta coisa linda nesta Europa Não é Suzi,uhu suspiros!
    Meu marido diz que quando entro nestas lojas de decor que surto.
    Olha,pode e deve copiar todas as fotos do meu blog,será um prazer,
    bjkas

    ResponderExcluir
  11. Adoro objetos de um bom design, pena que more tão longe!!!

    ResponderExcluir
  12. Paricia,a visita ao museu foi feita pela Thais que é a colaboradora do blog toda terça feira falando sobre design.

    ResponderExcluir
  13. Susi meu bem, em primeiro lugar parabéns pelo novo look do blog. Tá ficando lindio...apesar de rosa não ser minha cor preferida, mas tem tudo a ver com o espírito do blog. Profissa! Vou pegar esta sua dica de hj pra indicar a loja deles em Paris. Sempre que passo por lá, vou dar uma olhada. Meio carinho pro meu bolso, mas agrada aos olhos sempre.
    bjos
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Susy
    Sabe o que mais me encanta em você?
    É o gosto que tem para nos mostrar muito mais a Itália mas a riqueza que existe aí nos design, cultura e arte no presente e no futuro.
    E a gente sai feliz da vida sabendo de antemão o que existe na bela Itália.
    Muito obrigada viu?
    com carinho sua amiga Monica

    ResponderExcluir
  15. Oi Susi! Q bom que a visita lá no blog te inspirou!!rss
    Eu conheci a Alessi num curso de design que fiz em 2008 e claaaro que me apaixonei!! Eles são D+!
    Bjoo!!
    neila

    ResponderExcluir
  16. Olá, sem dúvida que os italianos têm fama e muita classe nessa área!!! Parabéns ao Alessi, fantástico o seu trabalho!!! Abraço, Zé Maria

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...