O Campo na cidade

Na ocasião da feira Cavalli a Milano, a cidade de Milão foi invadida por cavalos. Mas não se preocupe, não foi um acidente! Esses simpáticos animais de tamanho natural, feitos em ecoplástico, estão colocados em uma importante avenida da cidade por um motivo nada acidental. Aliás, a sensibilização para com a preservação da natureza e dos recursos naturais através de invasões como esta, não é novidade: a Cow Parade (www.cowparade.com.br) e a Elephant Parade (http://elephantparade.com) já estão há alguns anos viajando pelos maiores centro urbanos e cidades do mundo.
Além da arrecadação de fundos para entidades beneficentes com o leilão das peças, existem outros significados positivos que podem passar batido se não nos sentarmos um minutinho para refletir:
Usar a forma dos 'animais' como telas a céu aberto é uma maneira muito interessante de trazer a arte e o pensamento artístico ao alcance de toda e qualquer pessoa, gratuitamente, a qualquer hora do dia ou da noite.
Além disso, estas intervenções colaboram também com a revitalização do espaço público, assunto muito discutido atualmente, no sentido de trazer os cidadãos de volta às praças, às ruas e aos espaços da sua cidade. O resultado de práticas como esta são cidades onde as pessoas constroem relações de convivência e tendem a valorizar e cuidar mais do espaço público urbano, como se fosse a continuação das suas próprias casas.

 Portanto, não importa qual animal venha a se tornar a peça de arte (as vacas foram escolhidas por serem símbolos históricos e sagrados, além da simpatia que geram, já os elefantes pedem a preservação da espécie dos elefantes asiáticos), e sim o significado de ter os animais e o ambiente do campo inseridos nas cidades poluídas e super-populadas. Por trás dessas carinhas simpáticas e coloridas está o poder de nos fazer repensar os valores e mudanças que gostaríamos de trazer para mais perto de nós.
 Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em http://www.thaispserafini.tumblr.com/
http://www.animal-art.it/
Fotos: Thais Serafini

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 13 Comentários

Roberta M.19/10/10

Fora todo belissimo contexto, eles sao lindos!!bejos

Reply ♥
Grasiela - Adoro Lilás19/10/10

oi Susi bom dia,


aqui temos a cowparade, lembra né...

adoroooo

beijooo

Reply ♥
100 Pretensões19/10/10

Este eu não conhecia mas o cow parade sim.Tão lindos os cavalinhos :)
beijinhos*

Reply ♥
Minah19/10/10

estas iniciativas ajudam a alegrar os espaços da cidade. Ah, já agora, adorei o blog do Paco. Bj

Reply ♥
Ana Maria ( Jeito de Casa )19/10/10

oi Thais

Achei a ideia linda e o fato de revitalizar as praças e centros é uma ideia maravilhosa...sem contar que ver a imaginação de cada artista rolar é delicioso!!!
bjus

Reply ♥
FLAVIA CRISTINA C.19/10/10

MUITO LINDO, AQUI NO BRASIL EXISTEM AS VAQUINHAS. É MUITO LEGAL, ALEGRA O AMBIENTE. ÓTIMA TARDE. BEIJOCAS...

Reply ♥
Bela19/10/10

Thais, minha filhota está doidinha aqui na frente do computador com tantos cavalos coloridos!!! Ela adora "cabaios" e quer pegar todos eles!!!

Muito interessante seu post, como sempre, aliás!! Beijocas e até semana que vem!! Bela.

Reply ♥
Marina Mott19/10/10

Muito legal!! Quebra a monotonia da cidade, não é??
Adorei!! Bjs!!
PS pode pegar qualquer foto! é uma honra!! Bjs de novo!!

Reply ♥
Cris Mereu19/10/10

Muito bom texto! Parabéns! Acho super divertido mudar o visual da cidade assim.

Reply ♥
eliza20/10/10

Oi Susi,achei lindo.
parabéns e muito sucesso prá vc.
Saudades de vc cunhada e mano
bjão

Reply ♥
Priscila20/10/10

Que giro... que pena quando estive em Milão nao estar lá estes cavalos...mas está muito fixe.
Kisses

Reply ♥
Flávia Ferrari20/10/10

Ai, Susi.
Que saudades da "minha" cidade.
Amei o post.

Reply ♥
thaispserafini21/10/10

Obrigada meninas! Realmente, essa cidade me proporciona muitas coisas legais.. é sò estarmos com os olhos abertos e prestar atençao :) Fico feliz tambem de ver a Cow Parade e iniciativas similares chegando no nosso Brasil!

Reply ♥