O design que salva

Apesar de estarmos já entrando no mês de outubro e o Salão do Móvel de Milão acontecer anualmente em abril, ainda se ouvirá falar muito nos frutos deste evento, pois ele exerce papel fundamental na apresentação das futuras tendências e dos trabalhos e idéias de designers do mundo todo.
O design holandês, por exemplo, consolidado há alguns anos como sinônimo para modernidade e criatividade únicas, com suas formas minimalistas e bem humoradas. Um dos escritórios responsáveis por essa afirmação internacional do design feito na Holanda é o Droog, criado em 1993 em Amsterdam e que foi responsável por uma das interessantes exposições do Salão do Móvel deste ano.

As mentes por trás deste projeto partiram de um questionamento: desejavam saber onde iam parar os objetos e sobras das diversas empresas que fecham mensalmente na Holanda. E o destino final era nos fazer repensar a maneira que usamos e descartamos nossos objetos, uma relação que tende infelizmente a grandes desperdícios. Para isso, a Droog convidou uma dezena de designers para reinterpretar e reviver alguns dos 5135 objetos salvos de leilões e acumulados nos meses anteriores.
A coleção levou o nome de Saved by Droog (Salvos pela Droog) e contém 19 surpreendentes itens como lenços estampados com notícias de jornal e cadeiras pintadas manualmente por manicures.

Ao tratar como matéria-prima estes objetos previamente descartados como lixo, os designers conseguiram provar a eficiência da reutilização como parte de um processo sustentável, que deve vir antes mesmo da reciclagem, já que nao requer modificações industriais para que o objeto volte a ser usado.
Além disso, é um incentivo para que cada um, na sua casa, possa repensar os seus pertences antes de considerá-los inúteis e pensar em comprar novos. Uma simples intervenção criativa é, muitas vezes, capaz de  renovar o ambiente e fazer surgir o artista ecologicamente consciente dentro de nós!


Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em www.thaispserafini.tumblr.com

Imagens por Thais Serafini.

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 1 Comentario

Marina Mott12/10/10

Super diferente! Gostei!! Bjs!

Reply ♥