30 novembro 2010

O Design está na mesa - Parte l

Morar no país com a culinária mais famosa do mundo e ter estudado e seguir com amor o design me levaram ao assunto de hoje: food design. Tive a coincidência de, nos últimos dias, ter me deparado com um completo report escrito pelo site Dezeen  em parceria com uma empresa de utensilios domésticos, que se tornou o guia das idéias aqui apresentadas. Como o tal report e o assunto são vastos (e muito interessantes), esse post será dividido em três partes, então convido todos a acompanhar e seguir onde essa história vai me levar...


Nunca o design e a alimentação andaram tão próximas e tão comentadas, como comprovação disso, durante a edição do Salone del Móbile de Milão deste ano foram inúmeros os trabalhos e eventos que relacionavam as duas áreas. A Feira Mundial Expo de 2015, que já está em fase de construção e será realizada aqui, em Milão, terá como um dos principais temas a alimentação.
A exploração do tema parte dos ingredientes, dos processos da cozinha, da culinária, ao design dos objetos e das próprias cozinhas, englobando também o serviço e a experiência de uma refeição seja em um restaurante ou em casa.


Os designers tem encontrado grande potencial na exploração da comida como material, mas principalmente como inspiração e reflexão, já que a preferência atual versa para uma alimentação mais naturalista, mais rústica, ou seja, o menos processada e adulterada possivel. Já nao estão mais em voga os restaurantes que criam aqueles pratos 'obra-de-arte', a chamada culinária molecular. Para um restaurante de destaque e realmente moderno, o importante agora é valorizar a experiência total da refeição, completando-a fisica e emocionalmente, de maneira até subliminar, usando o design e a arquitetura.  Estes novos restaurantes tem sido criados e pensados detalhadamente, desde cada cadeira e cada móvel, à sua disposição, o espaço e a sua relação cultural e estética com os alimentos oferecidos.


Além disso, a inspiração para restaurantes e alimentos mais simples e honestos, vem de uma retomada de valores mais antigos e do resgate de conhecimentos e técnicas do passado. Hoje em dia nos preocupamos muito mais em saber a proveniência dos nossos alimentos, desde o mais simples dos ingredientes. A preocupação com a valorização das culturais e tradições locais vem de encontro a essa mudança e só tem a acrescentar na qualidade das nossas vidas. A titulo de curiosidade, este próprio post foi escrito enquanto eu apreciava, ao mesmo tempo, um chimarrão gaúcho e um pan d'oro, uma variação do panettone típica italiana.

Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em http://thaispserafini.tumblr.com/  
  
Fonte: Dezeen
(referência também aos autores de cada um dos produtos das fotos)


6 comentários:

  1. Amo o Design, desenho para mim é tudo. E criar, projetar, reinventar, fazer o simples virar uma obra de arte, é tudo o que me alegra e me fascina.
    Sou designer e apesar de atuar apenas em uma pequena área, AMO o que faço!
    E o Design + Alimentação = Perfeição!
    ADORO!

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. oLá Susi....
    Adorei o texto.Pode perceber ..tudo é ciclico...a volta as raízes faz parte da essência humana!!!

    bejos!!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito lindo ainda mais ela é gaúcha!!!
    beijos minha amiga!
    ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!!!!!!!!!!!!Amei o tamanquinho....
    Susi,vc acredita que do nada tive um mal estar na rua e fui diagnosticada com síndrome do pânico?Eu mereço!!!!!!!!!!!
    Agora,eu que desde criança só me tratava com homeopatia vou ter q tomar trocentos comprimidos de tarja preta!
    E aí,já está enfeotadp para o Natal?O frio já começou?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. muy bonito el blog muchas felicitaciones!

    ResponderExcluir
  6. Amei Susi....saudades de vc e de suas dicas. Agora, em NY tenho mais tempo pra escrever no blog e ler o blog dos amigos. Vc perseguiu minha viagem? Ela continua.
    bjos
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...