02 novembro 2010

O karma do plástico

Além de simpáticos, coloridos e modernos, estes novos aspiradores de pó da Electrolux encarnam o paradoxo do plástico: nossos oceanos estão cheio de detritos e descartes do material enquanto, em terra, a sua reciclagem para produção de novos produtos ainda é escassa.
  

Segundo o próprio site informativo da Eletrolux  este acúmulo do plástico em mar, chamado 'Vortex plástico, atingiu já um tamanho que seria equivalente a duas vezes o estado do Texas (EUA). 
 A proposta lançada pela empresa foi recolher estes resíduos em mares e oceanos e processá-los afim de reutilizar como matéria-prima para a linha de aspiradores Vacs from the Sea. Por enquanto, 70% do material utilizado para fabricar cada aspirador é proveniente deste processo.
Cada aspirador foi ainda decorado de maneira única a representar os cinco mares: da esquerda para a direita, Mar do Norte, Oceano Indico, Mar Mediterraneo, Oceano Pacífico e Mar Báltico.
 Além da intenção de atingir 100% de material reciclado na fabricação de aspiradores de pó, a Electrolux quer chamar a atenção do mundo para a necessidade de mudar este 'karma' do plástico, material que é amplamente utilizado mas que, acaba geralmente desvalorizado e descartado de maneira incorreta.
 Quem sabe graças a iniciativas de empresas de renome mundial como esta será possivel reverter nossos atos e, consequentemente, o destino do planeta.

Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em http://www.thaispserafini.tumblr.com/

 Fonte: www.designerblog.it
           Vac from the sea

9 comentários:

  1. IDEIA MUITO LOUVÁVEL, É URGENTE QUE TODOS FAÇAMOS ALGO PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO. ÓTIMO FERIADO SUSI. BEIJOCAS....

    ResponderExcluir
  2. Ótima idéia, tomara que outras empresas tbm faça o mesmo. Pena que prdutos reciclados sejam geralmente mais caros que os "novos", deveriam ser mais baratos para induzir o povo a reciclar tbm.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a iniciativa da Eletrolux.
    Cada um precisa fazer a sua parte1

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana a ideia da Electrolux!
    Se todas as empresas pensassem assim, viveriamos num mundo bem melhor!
    Meu último post tbem fala do plástico e sustentabilidade.
    Dá uma olhada...
    Bjos Susi!

    ResponderExcluir
  5. Idéia fantástica!!Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Me encanta tu blog! te llevo a mis favoritos!
    Saludos desde Uruguay
    Xime

    I love your blog! I take my favorite!
    Greetings from Uruguay
    Xime

    ResponderExcluir
  7. celeste3/11/10

    Susi, adorei estes produtos da eletrolu, ainda nao conhecia feitos com a reciclagem do plastico,eu sou muito a favor, e espero que nòs possamos dar a nossa contribuiçao para o amanha do nosso globo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Thais, alem de indizível boa idéia os aparelhos são umas belezinhas!!!
    Adorei saber de tudo isso! Beijos!!! Bela.

    ResponderExcluir
  9. Realmente meninas, eu tambem espero ver mais empresas com iniciativas responsaveis assim! Obrigada a todas, obrigada Bela pelos elogios de sempre!
    Thais

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...