O karma do plástico

Além de simpáticos, coloridos e modernos, estes novos aspiradores de pó da Electrolux encarnam o paradoxo do plástico: nossos oceanos estão cheio de detritos e descartes do material enquanto, em terra, a sua reciclagem para produção de novos produtos ainda é escassa.
  

Segundo o próprio site informativo da Eletrolux  este acúmulo do plástico em mar, chamado 'Vortex plástico, atingiu já um tamanho que seria equivalente a duas vezes o estado do Texas (EUA). 
 A proposta lançada pela empresa foi recolher estes resíduos em mares e oceanos e processá-los afim de reutilizar como matéria-prima para a linha de aspiradores Vacs from the Sea. Por enquanto, 70% do material utilizado para fabricar cada aspirador é proveniente deste processo.
Cada aspirador foi ainda decorado de maneira única a representar os cinco mares: da esquerda para a direita, Mar do Norte, Oceano Indico, Mar Mediterraneo, Oceano Pacífico e Mar Báltico.
 Além da intenção de atingir 100% de material reciclado na fabricação de aspiradores de pó, a Electrolux quer chamar a atenção do mundo para a necessidade de mudar este 'karma' do plástico, material que é amplamente utilizado mas que, acaba geralmente desvalorizado e descartado de maneira incorreta.
 Quem sabe graças a iniciativas de empresas de renome mundial como esta será possivel reverter nossos atos e, consequentemente, o destino do planeta.

Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em http://www.thaispserafini.tumblr.com/

 Fonte: www.designerblog.it
           Vac from the sea

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 9 Comentários

FLAVIA CRISTINA C.2/11/10

IDEIA MUITO LOUVÁVEL, É URGENTE QUE TODOS FAÇAMOS ALGO PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO. ÓTIMO FERIADO SUSI. BEIJOCAS....

Reply ♥
Carla Machado2/11/10

Ótima idéia, tomara que outras empresas tbm faça o mesmo. Pena que prdutos reciclados sejam geralmente mais caros que os "novos", deveriam ser mais baratos para induzir o povo a reciclar tbm.

Reply ♥
Karina.2/11/10

Muito legal a iniciativa da Eletrolux.
Cada um precisa fazer a sua parte1

Reply ♥
CARLA NOVELI2/11/10

Muito bacana a ideia da Electrolux!
Se todas as empresas pensassem assim, viveriamos num mundo bem melhor!
Meu último post tbem fala do plástico e sustentabilidade.
Dá uma olhada...
Bjos Susi!

Reply ♥
Marina Mott2/11/10

Idéia fantástica!!Bjs!

Reply ♥
Artesanías en lanas e hilos2/11/10

Me encanta tu blog! te llevo a mis favoritos!
Saludos desde Uruguay
Xime

I love your blog! I take my favorite!
Greetings from Uruguay
Xime

Reply ♥
celeste3/11/10

Susi, adorei estes produtos da eletrolu, ainda nao conhecia feitos com a reciclagem do plastico,eu sou muito a favor, e espero que nòs possamos dar a nossa contribuiçao para o amanha do nosso globo.
Bjs

Reply ♥
Bela3/11/10

Thais, alem de indizível boa idéia os aparelhos são umas belezinhas!!!
Adorei saber de tudo isso! Beijos!!! Bela.

Reply ♥
thaispserafini3/11/10

Realmente meninas, eu tambem espero ver mais empresas com iniciativas responsaveis assim! Obrigada a todas, obrigada Bela pelos elogios de sempre!
Thais

Reply ♥