16 novembro 2010

Um pouco de design gráfico

O design gráfico e o design de produtos possuem áreas de atuação diversas e costumam causar confusão do público em geral, porém, eles andam mesmo é de mãos dadas. O sucesso de um produto, seja ele fisico ou virtual, depende de muitos fatores e estudos, desde a ergonomia cognitiva, a usabilidade, a legibilidade até os materiais.
Entretanto, o que é fator determinante e está sempre presente naqueles casos de sucesso é o fator sensibilidade. Qualquer tipo de produto ou material gráfico virá a ser utilizado por pessoas, que tem sentimentos, necessidades e expectativas, portanto, não se deve menosprezar o fator psicológico perante a técnica ou a teoria.
Além disso, uma outra característica que há um bom tempo ganhou praticamente o maior destaque no lançamento de um novo produto, novo material impresso ou mesmo no reposicionamento de uma marca, é a sustentabilidade. Alguns produtos prometem milagres, outros realmente fazem essa tentativa, mas é inegável que o 'verde' tem muitas vezes direcionado o caminho da criatividade.
Conheçam então, essa linha criativa e que conseguiu unir muitas das características descritas acima:



Direto do Japão, os estúdios de design Neo-green e Eding:Post criaram esta série de cartões postais e materiais de escritório chamada Leaf Letter (algo como carta de folha). Inspirados na tradição japonesa e na atual tendência de retornar ao ambiente rural e ao verde, os artistas fizeram renascer o antigo costume japonês de usar folhas de árvores e plantas para trocar mensagens. Esta é também a origem do cartão-postal japonês, chamado hagaki.

Por trás destas folhas charmosas e inspiradoras, existe tambem a intenção de nos fazer retomar a escrita à mão. Em uma era na qual a cada dia existem novas maneiras de trocar mensagens virtualmente, o valor da escrita à mão foi quase esquecido.
Confesso que, no meu caso, aproveito a distância pela mudança de país para escrever cartas e postais e dar sempre aquela passadinha no correio, pois o valor de uma correspondência ou mesmo de um bilhetinho escrito à mão é inestimável!


Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em http://thaispserafini.tumblr.com/  


Fonte: designboom

8 comentários:

  1. olá Thais.
    Sempre gostei das cartas e cartões postais, a escrita de próprio punho revela mais que palavras. Uma carta faz sentimentos aflorarem, alegrias, expectativas,mistérios....é fascinante.Achei a idéia das folhas também fascinante e o visual é demais...
    Bjs.
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Adorei essas folhas :)

    ResponderExcluir
  3. ADOREI, É BEM ORIGINAL E CRIATIVO. SUSI TE DESEJO UM ÓTIMO DIA. BEIJOCAS...

    ResponderExcluir
  4. OI, SUSI!!! Que trabalho linnndo!!!


    bejimmm

    ResponderExcluir
  5. Olá Susi e Thais
    Que linda e sensivel ideia.
    os japoneses sempre tiveram a arte
    de nos reportar a natureza.
    Sensivel,sustentavel e ecologicamente correcto.
    Linda semana meninas,bjkas
    Patricia Merella
    http://wwwmaisonduchocolat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei essas cartas... Sou design gráfica e adoro mesmo usar o "verde" como base para as minhas criações.

    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Thais, compartilhamos da mesma opinião de que o valor de uma mensagem escrita a mão é inestimável!!! Adoro receber cartas, bilhetes escritos à mão! Abro a carta de correio e fico feliz da vida de ver que tem algo me esperandopor lá!!! Beijos, querida, e um ótimo dia!! Diga à Susi, por favor, que lhe desejo sol e calor!!! Bela.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visitinha! sou sua fã incondicional,amo teu trabalho.
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...