21 dezembro 2010

O maestro da diferença

Na língua italiana, o maestro não é só aquele que coordena a orquestra, mas também o professor, o mestre que ensina e abre caminhos. Pois assim é o designer italiano Gaetano Pesce, cuja palestra tive a honra de assistir semana passada na Triennale Design Museum de Milão.
Por mais que conte com muitos produtos de sucesso em quase cinquenta anos de carreira, Gaetano é o professor da diferença, pois para ele, nós seres humanos somos somente parecidos, mas nunca iguais. Assim como as frutas.
Seus produtos encarnam a filosofia de que os defeitos são na verdade as qualidades e de que as peças únicas porém produzidas em escala industrial são o nosso futuro. Por isso, a maioria de suas criações resulta de processos de fabricaçao industrial particularmente projetados, pois suas transformações aleatórias resultam em peças ímpares.
A mesa sessantuna, por exemplo, foi criada para a comemoração dos 150 anos de unificação da Itália, por isso as sessenta e uma mesas, todas diferentes entre si mas sempre com as cores da bandeira italiana, formam juntas o desenho da 'bota', o mapa do país.

Além disso, o designer defende que a criatividade é algo que todas as pessoas possuem, guiando alguns dos seus projetos no sentido de deixá-los não finalizados, para que o consumidor possa expressar seu gosto e sua criatividade finalizando o produto em casa. A sandália Melissa Fontessa é o maior dos exemplos: as pequenas estruturas redondas de plástico podem ser recortadas e separadas afim de que a sua dona possa customizar e criar seu próprio modelo.Único.


O nosso maestro em questão finalizou a palestra com um conselho, um incentivo às nossas próprias diferenças e particulariedades: 'Nós só existimos de verdade quando somos diferentes, quando somos só numeros, estamos mortos.”


Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em http://thaispserafini.tumblr.com/
imagens: Gaetano Pesce

10 comentários:

  1. Olá amiga!!!
    Voltei para agradecer a sua participação na promoção do meu blog e lhe desejar boa sorte!!!
    O resultado será publicado amanhã, ok?
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. O máximo, os rostos no encosto da cadeira, super diferente o trabalho dele e excelente a proposta de "continuar" a peça em casa, concordo q todos temos criatividade... a questão apenas é que em alguns está em estado latente, não é mesmo?
    Susi, como estou enroladinha com o Natal e marido ainda arrumou uma labirintite(coitado), caso não passe mais por aqui esses dias, receba meus votos de um Feliz Natal. Mta Paz pra vcs, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal tudo isso, somos todos diferentes mesmo, hoje em dia é um tal de querer igualar todo mundo, que a gente acaba esquecendo que são as diferenças que tornam as pessoas interessantes e especiais. Queria uma Melissa dessa pra mim, nõ sou muito fã de melissa, mas essa é bem interessante!

    beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Thais, seu melhor post, na minha opinião, claro!! Adorei tudo! O maestro, sua idéias, seus conceitos de diferença. Concordo com ele e lhe confesso que jamais faço uma peça idêntica à outra! Não consigo. Estaria desprezando minha criatividade!!!
    Beijos querida Thais!!! Bela

    ResponderExcluir
  5. Oi Susi adoro conhecer histórias que ainda não conhecia, adorei esse designer, principalmente pela frase que fala que ser apenas numeros, significa morrer, mais ou menos isso. Máximo! Ele que é realmente um designer que faz diferença, adorei o post.Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!!
    Eu amei o pouco que você falou sobre a palestra, acredito que se tivesse a chance não a perderia por nada.
    Bjs, amei, vou usar com meus filhos.

    ResponderExcluir
  7. ..lo stile italiano è unico!.Ciao, buone feste!.

    ResponderExcluir
  8. Susi, quanta criatividade!!!
    Minha linda , fizemos uma postagem de final de ano, que cabe no seu coração que esteve conosco...
    bjs grandes muito amor e paz!
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso o trabalho dele, e o importante é que existe espaço para todos, começamos engatinhando medrosos...mas é só deixar a imaginação fluir que cada um se espressa com naturalidade e idéias próprias, é somente dar uma oportunidade para o dom de cada um.
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  10. thais serafini22/12/10

    Obrigada pelos elogios e Bela, obrigada por acompanhar sempre :) Fico contente de que a mensagem do Gaetano serviu como incentivos para voces tambem!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...