14 junho 2011

Um abrigo frágil

Escondida nas profundezas de uma floresta em Sapporo, Japão, está a "Fragile Shelter", a surreal estrutura criada pelo designer e artista japonês Hidemi Nishida. Um abrigo temporário de inverno, que através da simplicidade e do aconchego, pretende reunir as pessoas em um local um tanto quanto improvável.
As formas, que se adaptam elevadas do chão, são encapsuladas por folhas de plástico translúcido que deixam à mostra a estrutura de madeira e o brilho interno - como o de uma lanterna - no meio da escuridão. O piso com degraus vai acompanhando o relevo do local, criando pequenos nichos e espaços para acomodar os visitantes em meio aos aquecedores de ar.
Conforme o horário e o tempo, a luminosidade altera também o abrigo em conjunto com essa incrível paisagem.
O trabalho do artista é classificado como arquitetura temporária pois, após o fim do inverno, será desmontado e irá desaparecer como se nunca houvesse existido, sem deixar marcas ou evidencias na paisagem da floresta. Além de proporcionar um contato direto com este ambiente, situação rara devido ao frio desta estação, facilita também a socialização em uma época em que as pessoas costumam sair menos de casa e, consequentemente, diminuir também o contato social e o contato com seu meio.

Fonte: Designboom

Thais Serafini, designer gaúcha que vive há um ano em Milão - Itália e adora a oportunidade única que é viver no país “berço” do design. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material

8 comentários:

  1. Oi, Susi.
    Adorei aquelas almofadas com botões formando a torre. Esse lugar é um luxo só!!
    Obrigada por passar lá no bloguinho.
    Beijos, Kátima.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Susi! Como fica lindo no escuro! Uma construção genial. Obrigada por mostrar para nós... Beijo e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. Leveza, adorei a idéia, sem agredir o meio ambiente e ampliando o convivio social, ideia quase que perfeita. Bj

    ResponderExcluir
  4. Aconchego puro!
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que instalação interessante Thaís!!
    no meio daquele frio deve ser gostoso entrar ali, bjo

    ResponderExcluir
  6. Adorei Thais! Nunca tinha visto nada parecido!!
    Baci!!
    Bela

    ResponderExcluir
  7. Amiga, muito lindo!!! Já me imagino tomando uma miso soup aí dentro, com um akita do meu lado!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...