O design e a arte estão na mesa

Para os observadores de plantão, aqueles que gostam de analisar os detalhes de cada situação, o momento das refeições sempre foi um prato cheio: os alimentos, seus odores, o preparo, os talheres, pratos e sua disposição na mesa, o ambiente e assim por diante. Porém, consumir uma refeição em companhia de uma ou mais pessoas (de preferência) é também um momento inusitado para reparar nos seus gestos e comportamento, na postura diante da mesa.
Pensando nisso uma firma de design francesa criou o projeto Bella Maniera, composto de trilho e jogo americano. Mas é necessário também um certo respaldo para interpretar os gestos do seu companheiro de mesa, certo? Por isso a inspiração maior veio da famosíssima A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.


Tive a sorte (e felicidade) de visitar algumas vezes esta obra de arte (localizada no Cenacolo Vinciano em Milão) e o efeito é realmente impressionante. Fora isso, é possível observar melhor cada detalhe e cada personagem que compõe a cena onde Jesus acaba de anunciar que entre eles existe um traidor. Dizem que o mestre demorou muito tempo para finalizar a obra pois buscava incessantemente nas ruas inspiração nos rostos que via para construir as feições de cada um dos apóstolos da pintura. Por isso são tão significativos os gestos com que cada um foi representado: demonstravam o caráter diante daquela situação dramática.


Um pouquinho disso foi transferido para estas fotos super realísticas, que acabam por trazer um pouco de diversão e questionamentos para a mesa, mas sem distrair por completo do momento sagrado da refeição.




via DesignMilk.
Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas com o coração em Milão, Itália. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 6 Comentários

♥Ana Paula♥5/7/11

Ah, adorei essa mesa... muito legal e original. Gostei...

Beijinhos linda

Reply ♥
Izabella Medeiros5/7/11

Nossa bebei com isso, não sei porque mais ainda me surpreendo com a criatividade humana!

Lindo seu blog, fiquei fã!

:D

http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

Reply ♥
Angela Muniz5/7/11

Oi.
Amei essa mesa.
Se bem que amo tudo que posta.
Parabéns esse blog é de um bom gosto...
hehehehe

Reply ♥
Bela5/7/11

Nossa, Thais, seu melhor post, na minha opinião, claro! Que bacana seu texto e toda a história que vc conseguiu relatar em algumas linhas apenas. Parabéns!
A ideia da mesa é ótima. Da Vinci um gênio, adoro suas obras. Já li bastante sobre ele.
Beijos, querida e muito obrigada!!
Bela

Reply ♥
Thais Serafini5/7/11

Oi meninas! Obrigada pelas palavras! A criatividade humana é incrível mesmo, temos que lembrar disso! E Bela, obrigada pelo carinho e pela atenção com que vc nos acompanha aqui :)

Reply ♥
Carol5/7/11

Falando nessa obra, depois que li O Código da Vinci, passei a ver A Última Ceia com outros olhos.
Beijos

Reply ♥