Transformando as formas da natureza

O que a natureza cria da maneira mais natural, intuitiva e inteligente possível exige muito trabalho dos homens em qualquer tentativa de se igualar. Porém, segundo o homem aclamado como o mais inteligente e criativo que já existiu (e que por sinal foi assunto do meu post da semana passada), Leonardo da Vinci: "Aqueles que não se inspiram na natureza, mestra acima de todos os mestres, esforçam-se em vão."
Acredito que o studio de design responsável por esse projeto chamado Hyphae Lamps também seguiu esta filosofia, pois buscou inspiração direta nas estruturas belas e únicas das folhas de plantas. Um complexo sistema 3D de computação foi necessário e, como resultado, cada objeto além de belo é único, bem como as folhas, nenhum é igual ao outro.


As peças são impressas através de sinterização seletiva a laser (como uma super impressora 3D que utiliza nylon para construir o material) por outro studio de Nova Iorque, direto de um modelo do computador sem necessidade de um complexo e custoso molde.



As luminárias possuem 3 lâmpadas de LED que causam este efeito incrível nas paredes e no ambiente. Anteriormente, o studio Nervous System também criou uma linha de acessórios com o mesmo algoritmo derivado das plantas, e apesar de parecerem super delicados são ditos muito resistentes, além de ganharam uma forma unicamente especial.



Alguém duvida da beleza e do equilíbrio perfeito de formas escolhida pela "mestra acima de todos os mestres" para enfeitar originalmente as suas folhas?


Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas com o coração em Milão, Itália. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 1 Comentario

Inken12/7/11

Wow! So beautiful!

Reply ♥