19 julho 2011

UMA CASA QUASE UM MUSEU

Para um país como a Índia, o adjetivo exótico chega a ser quase um clichê. Cores vivas, aromas fortes, cultura e espiritualidade de outros níveis, natureza exuberante, culinária particular e assim por diante... Acompanhando a edição passada da revista Wallpaper, descobri essa pérola em forma de casa, com uma história e visual exóticos (não disse?) de uma maneira que só este país consegue ser!
Shalini Passi é uma colecionadora de arte e sua casa, segundo a revista, é uma forma de visualizar como viverão os indianos da elite de Nova Délhi no futuro. Há mais de uma década, Shalini gira o mundo em casas de leilões, feiras e eventos de arte, garimpando peças especiais de arte contemporânea. Apesar de ter sido projetada em parceria com um arquiteto local, a casa é obra praticamente sua, mesmo sem ter qualquer estudo em arquitetura.


Elementos principais são o vidro, a madeira e o mármore travertino italiano. Piscina, lounge, grama perfeitamente aparada em torno de uma casa que possui a maioria das paredes curvadas, construída quase como uma vitrine para a coleção de Shalini. Além disso, tanto a abundante iluminação natural quanto a artificial foram pensadas para funcionar bem com as obras expostas.

E obras de arte não são necessariamente quadros ou esculturas, mas mobiliário, luminárias e outros itens que constituem os ambientes e os labirintos da casa e os transformam em uma mistura incrivelmente única, direto da mente desta mulher com um gosto particular.







Curiosidades: As dálias coloridas que enfeitam as esculturas de porcelana do artista Jeff Koons são trazidas da Holanda toda sexta-feira e na imagem acima, a proprietária exibe um vestido de leopardo (Dolce & Gabbana, aliás) entre as belíssimas paredes de mosaico em motivos florais que adornam nada mais nada menos que o seu banheiro!

Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas com o coração em Milão, Itália. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material

8 comentários:

  1. Uau....que casa hein???Muito artística!!!!!!bjussss

    ResponderExcluir
  2. bem interessante a casa de Shalini Passi, colecionadora de artes.Peças belissimas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso....
    è impressionante a riqueza de detalhes....tenho muita vontade de conhecer a índia...
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Um luxo de arte e o arranjo floral, meu deus! demais, obrigada por colorir nossos olhos neste dia

    ResponderExcluir
  5. Linda a casa! Bem diferente do padrão indiano!!

    ResponderExcluir
  6. Oauuu! O que mais posso dizer...

    ResponderExcluir
  7. Adoro detalhes....fiquei sem palavras, linda a casa e a decoração....

    ResponderExcluir
  8. SUSI!
    TUDO MAIS QUE LINDO, MAS NÃO MORARIA NUMA CASA ASSIM, APESAR DE AMAR ARTE, ACHO QUE ME SENTIRIA REALMENTE DENTRO DE UM MUSEU.
    CLARO QUE PARA O MUNDO DOS INDIANOS RICOS, OU MELHOR, PODRES DE RICOS, ELA É BEM CONVENCIONAL, MAS PARA MIM UMA GAÚCHA AQUI DOS PAMPAS ELA É UM POUCO DEMAIS!!!
    ADOREI AS ESCULTURAS E AS DÁLIAS, ESTE PAINEL DE MOSAICO E O PUG.
    BEIJINHO

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...