Casa Brasil 2011: Desenho de Fibras

Como prometido, estou de volta para falar da Casa Brasil 2011, evento realizado na semana passada em Bento Gonçalves/RS, que tem o design e o mobiliário como temas principais. Visitar esse tipo de feira é sempre uma experiência capaz de encher os olhos e fazer funcionar o cérebro, seja de ideias ou de teorias, por isso compartilhar esse conteúdo de maneira consciente (não só publicando fotos aleatórias por aí) é tarefa sistemática e minuciosa.
Além da cadeira de crochê que apareceu por aqui no dia da minha visita, acho que essa exposição da feira, integrante do Salão Design, chamada Desenho de Fibra tem tudo a ver com o que o Copy&Paste traz de mais bonito sempre. Os visistantes foram muito bem recepcionados ao seu espaço através da instalação composta por 100 painéis tecidos à mão no Muquém, Minas Gerais, utilizando diversos tipos de fibras. A trajetória de sucesso de Renato Imbroisi reúne artesanato têxtil com design, sustentabilidade e inclusão social e foi também tema de uma palestra no seminário do evento.
Alguns dos trabalhos do designer e tecelão Renato Imbroisi estão nas imagens a seguir, porém foram 150 peças expostas no total, sempre criações em parceira com artesãos têxteis de todas as regiões do Brasil.







Tudo genuinamente brasileiro, sem apelos ao artesanal, com estética interessante que acrescenta valor ao trabalho local. São projetos como este que podem enriquecer uma feira no Brasil, tornando-a única e mais livre das "inspirações" no design internacional. Para acompanhar demais relatórios sobre o evento, estão todos convidados a me visitar no Cataclisma Material.



Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas com o coração em Milão, Itália. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 4 Comentários

Marina Mott9/8/11

Bárbaro, Susi!! Vou lá prestigiar o blog! Beijo!!

Reply ♥
Katima9/8/11

Adorei a postagem, sou brasileira dessas que adora a cultura daqui.
Sei que muitas vezes as pessoas de outros países valorizam mais, pois poucos brasileiros conhecem a riqueza desse país de vários sotaques e culturas.
Beijos,Kátima.

Reply ♥
Ieda Dias9/8/11

Ai gente, trás isso pra BH pra gente conhecer...
eidia
www.oquevivipelomundo.blogspot.com

Reply ♥
Anna Paula Barbosa10/8/11

Você esteve no casa Brasil??? Eu fuui... Amei tudo lá.. Em breve vou postar algumas coisa... Beijo

Reply ♥