13 setembro 2011

Admirando o passado para compor o futuro

Discutir o design brasileiro é tarefa delicada: somos um país jovem, de cultura rica e diversificada, com mentes capazes e criativas mas que continuam a viver sob a sombra de outros países, a copiar desde sapatos e acessórios até o próprio mobiliário. Muito tem se produzido, é claro, a multiplicação das escolas de design no país e a aparição de alguns poucos e bons nomes de projetistas brasileiros por aí são provas disso.
Agora o indiscutível do design brasileiro pode se encontrar principalmente no passado: uma época modernista e de belos frutos - e alguns em forma de móveis. Por isso acho que vale dividir essa pérola com vocês: uma galeria paulistana, que desde 1988, coleciona artes decorativas e possui um belo acervo de móveis modernos e brasileiros de época.
Trouxe aqui então uma pequena seleção de peças, sendo a maioria das décadas de 50 e 60, que eu admiro (e cobiço: imagina na minha casa..!) dos designers modernos favoritos da galeria Passado Composto - e meus também: Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Jean Gillon.












Elegantes, sóbrios e genuinamente brasileiros... Alguém mais cobiçou poder reviver estes lindos exemplares na sua sala de estar?


Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas com o coração em Milão,Itália. Constantemente pesquisando,participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.

7 comentários:

  1. Olá Tais
    Muito interessante o post.
    E como queria um destes na
    minha casa.Tenho 2 jóias(poltronas)
    da década de 50 na casa de minha mãe no Brasil.Já forrei de varias estampas,agora está em veludo cinza.Assim que for no Brasil vou forra-la de colorida,acho que combina mas com a Bahia,adorei o post,bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oii!Pois e ese e nosso orgulho ne...somos um povo criativissimo.hihi...tudo muito lindo.Bju.Lu.

    ResponderExcluir
  3. Susi querida, desculpe-me. Pensei que para ser valido teria que comentar nos dois!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Certamente eu cobicei, conheço tão pouco dos designers mobiliários brasileiros! Então fica o pedido, Thais...Poderia nos apresentar, o que acha? Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Eu! Eu! Eu! \o/\o/\o/ A poltrona Mole do Sergio Rodrigues é meu sonho de consumo!!! Tudo lindo, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Thais
    Tem uma destas cadeiras que se parece com a nossa. Quer dizer que minha irmã teve gosto!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz com os comentarios positivos!
    Patricia, é uma boa ideia mesmo ir reinventando os móveis clássicos assim... Cris, pode deixar que vou trazer com prazer mais nomes brasileiros a medida que conhece-los! Barbara, eu tambem sou fã da poltrona Mole, confesso... Monica, essas cadeiras clássicas são atemporais e de bom gosto mesmo. beijos a todas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...