Bons frutos do design

Não é de hoje que se tem o retorno às origens como uma forte tendência: a globalização trouxe, e continua a trazer, inúmeros benefícios a cada um de nós, porém acaba por deixar-nos perdidos, por enfraquecer culturas e tradições em prol de um estilo 'padrão'.
E é também o contexto do qual compartilham estes dois projetos bem particulares, ambos da marca italiana Alessi (nossa velha e adorada conhecida por aqui), frutos de uma pesquisa que desenvolvi recentemente. Ambos ganharam reconhecimento internacional: o primeiro com o prêmio Compasso d'Oro, e o segundo com o Green Good Design Award.
A Pasta Pot é projeto do designer francês Patrick Jouin com consultoria do chef Alain Ducasse. Ao resgatar um método primitivo de cozinhar massa utilizado por catadores de azeitonas, a dupla criou não somente um novo modelo de panela, mas sim um método de cozinha.

A massa é depositada crua, junto com os ingredintes do molho e a água do seu cozimento (ou o brodo), resultando em um cozimento um pouco mais lento, porém com sabor diferenciado. Outro fator chave é a praticidade: utiliza-se apenas um recipiente em todo o preparo e que ainda possui apoio para ser servido direto à mesa. Questionamentos quanto ao sabor à parte, o maior prêmio do design italiano considerou valioso o projeto por não criar somente um produto mas sim todo o processo.


Já segundo projeto é obra de um designer espanhol: Martí Guixé, um colecionador de sementes que teve essa inspiração ao ser comissionado para projetar um cofre em cerâmica. O Seed Safe é uma reflexão - porque não um desejo? - para que no futuro as gerações percebam que as sementes na verdade são mais valiosas que o dinheiro e para que pensem também na origem dos seus alimentos ao coletar e plantar as sementes ao invés de simplesmente descartá-las.




Sustentáveis ou não, deliciosos ou suspeitos, são dois projetos que merecem destaque pela intenção genuína de conservar tradições, inserindo-as em cenários modernos, com charme e criatividade.

Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas com o coração em Milão,Itália. Constantemente pesquisando, participando de eventos, procurando inspirações e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 2 Comentários

RetroMomentos11/10/11

Bem interessante! bjus

Reply ♥
Ceu11/10/11

Achei super interessante e gostei tb do designer.
Bjs

Reply ♥