29 novembro 2011

Dos índios americanos até hoje

Poucas vezes sabemos o verdadeiro sentido ou a origem de peças que adoramos. Tantas tendências surgem, viram febre e nós mal sabemos do passado que carregam, afinal, nada se cria, tudo se transforma.
Esse belo post que conheci hoje fala exatamente disso: da tradição que volta a ter dias de fama e que merece reconhecimento. É o caso dos icônicos cobertores Hudson Bay Point, padronagem famosa nos Estados Unidos e Canadá, composta de quatro listras coloridas - verde, vermelho, amarelo e índigo.

A confecção destes cobertores data do ano de 1780, desde a época em que se tornaram mercadorias de permuta com os índios nativos americanos, em troca de peles de animais e outros de seus utensílios típicos. Para facilitar o momento de troca e negociação, os cobertores tinham uma marcação por pontos com costura índigo que indicava o seu tamanho e peso, evitando o trabalho de desdobrar e medir cada um dos cobertores. Um século mais tarde, eles ainda eram utilizados pelos nativos americanos e por exploradores franco-canadenses para fabricar pesados casacos e capas.

Conheça alguns exemplos de aplicação contemporânea do padrão Hudson Bay Point, versátil revestimento tanto para a decoração quanto para a Moda. E você, aprovaria uma estampa histórica na sua casa também?




via
Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas tem o coração em Milão, Itália. Analista de conteúdo para a web, constantemente pesquisando, lendo e absorvendo e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.

5 comentários:

  1. Olá, Thais, gostei muito de seu post. É bem curioso, muitas vezes nossos olhos se "acostumam" a ver muito determinado objeto, peça, tendência etc e nem nos damos conta de toda história que carrega. Uma ótima terça. Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI TA BOM DIA LINDAS ESSAS POSTAGENS UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Adorei este post, pois não conhecia a estória, por trás do cobertor! e vou lá conhecer o blog indicado!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Amei a manta/tapete de listras!!!
    Quero uma!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Eu aceitaria 100% uma estampa histórica em casa!
    Amei ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...