DESTAQUE

Dos índios americanos até hoje

Poucas vezes sabemos o verdadeiro sentido ou a origem de peças que adoramos. Tantas tendências surgem, viram febre e nós mal sabemos do passado que carregam, afinal, nada se cria, tudo se transforma.
Esse belo post que conheci hoje fala exatamente disso: da tradição que volta a ter dias de fama e que merece reconhecimento. É o caso dos icônicos cobertores Hudson Bay Point, padronagem famosa nos Estados Unidos e Canadá, composta de quatro listras coloridas - verde, vermelho, amarelo e índigo.

A confecção destes cobertores data do ano de 1780, desde a época em que se tornaram mercadorias de permuta com os índios nativos americanos, em troca de peles de animais e outros de seus utensílios típicos. Para facilitar o momento de troca e negociação, os cobertores tinham uma marcação por pontos com costura índigo que indicava o seu tamanho e peso, evitando o trabalho de desdobrar e medir cada um dos cobertores. Um século mais tarde, eles ainda eram utilizados pelos nativos americanos e por exploradores franco-canadenses para fabricar pesados casacos e capas.

Conheça alguns exemplos de aplicação contemporânea do padrão Hudson Bay Point, versátil revestimento tanto para a decoração quanto para a Moda. E você, aprovaria uma estampa histórica na sua casa também?




via
Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas tem o coração em Milão, Itália. Analista de conteúdo para a web, constantemente pesquisando, lendo e absorvendo e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 5 Comentários

formaplural29/11/11

Olá, Thais, gostei muito de seu post. É bem curioso, muitas vezes nossos olhos se "acostumam" a ver muito determinado objeto, peça, tendência etc e nem nos damos conta de toda história que carrega. Uma ótima terça. Beijos

Reply ♥
ARTE DO TONINHO29/11/11

OI TA BOM DIA LINDAS ESSAS POSTAGENS UM ABRAÇO

Reply ♥
Marly29/11/11

Adorei este post, pois não conhecia a estória, por trás do cobertor! e vou lá conhecer o blog indicado!

Um beijo!

Reply ♥
Fernanda Rosa29/11/11

Amei a manta/tapete de listras!!!
Quero uma!
Beijosss

Reply ♥
Renata Sky'29/11/11

Eu aceitaria 100% uma estampa histórica em casa!
Amei ;)

Reply ♥