Design lunático

Não é de hoje o fascínio que a Lua exerce na humanidade: ela guiou as nossas mais audaciosas expedições, faz sonhar aos apaixonados e controla nossa vida através das marés e de tantas outras maneiras. Por isso não deveria ser uma surpresa reunir 3 belos projetos de design atuais inspirados no nosso satélite natural, porém percebe-se recentemente um retorno especial a este tema.
As causas podem ser as mais diversas mas certamente são reflexos de uma era de grandes mudanças - sejam físicas, sociais, emocionais e comportamentais - como esta que vivemos atualmente.
O primeiro projeto é o mais conceitual e também o mais inspirador, na minha opinião: dois artistas russos - um designer e um fotógrafo - são os autores do Private Moon, definido como uma poesia visual, uma instalação romantizada sobre a descoberta da lua por um homem que a manteve consigo por toda a vida. A intenção é capturar o misto de intimidade e paixão entre os dois e as imagens são realmente belas:
O segundo e o terceiro projetos podem ser resumidos como tentativas mais realistas de trazer ao nosso alcance o brilho especial e único da Lua. A "cortina falsa" de Makoto Hirahara é, na verdade, uma fonte de luz pois não há janela atrás e a estrutura em si é que emite a misteriosa iluminação. A quantidade de luz é regulável exatamente como em uma persiana normal.
E o projeto final traz a miniatura da maior Lua, a Cheia, e é criação do designer Nosigner. A luminária é uma cópia fiel e contém lâmpadas a LED, tendo usado um estudo topográfico real da Lua para inspirar os detalhes da sua forma.

Menos mal que não perdemos a capacidade de admirar e desejar algo tão natural e misterioso como a Lua, pois mesmo em tempos de luzes artificiais, luxos e viagens interplanetárias, os melhores espetáculos ainda são gratuitos. Você concorda?
imagens via
Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas tem o coração em Milão, Itália. Analista de conteúdo para a web, constantemente pesquisando, lendo e absorvendo e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.


Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 5 Comentários

Rogerio Rinaldi e Glorinha Rinaldi13/12/11

Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
Super beijos da Glorinha.
http://sobrincosvendas.blogspot.com

Reply ♥
Alicia13/12/11

NO SE COMO ES ESTA LUNA PERO ME PARECE PRECIOSA PARA PONER EN EL JARDIN.....QUE ILUSION.
PRECIOSA.
SALUDITOS

Reply ♥
Pois Ze13/12/11

Olá!!!!
Peço imensa desculpa pela loooonga ausência, tenho andado muito ocupado!!!
Aqui lhe deixo a minha mensagem de Natal:
O Natal deveriam ser todos os dias, para sempre, não para apenas um dia. Hoje e sempre é preciso amar, partilhar, dar, receber, do maior, ao menor e mais simples presente, o bem que você faz para os outros será o bem que você faz a si mesmo ... FELIZ NATAL!!!
Abraços, Zé Maria

Reply ♥
Luiza Mallmann13/12/11

A imitação de janela achei fantástica! Aqui não é muito comum, mas nos EUA as pessoas moram em porões e quem tem um casa e precisa de dindin, aluga o porão. Bem, ali debaixo da terra não é sempre possível ter uma janelinha... essa persiana soluciona!

Beijos,

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Reply ♥
Jussara Neves Rezende13/12/11

Lunática como sou... rs...amei os projetos que envolvem a lua...
Abraços!

Reply ♥