DESTAQUE

Explorando materiais curiosos no mobiliário

Tão bom ver designers fazendo explorações com materiais que a gente sequer dá atenção no dia-a-dia! Até porque, quem poderia imaginar que a bucha vegetal deixaria de ficar escondida no box do banheiro pra invadir o mobiliário da casa toda?
 O projeto que apresento aqui hoje é de autoria do designer mexicano Fernando Laposse, que soube explorar algumas das melhores qualidades do material – como a leveza, a translucidez, a textura peculiar e a capacidade de absorver impacto. A linha de objetos nasceu para dar destaque à bucha acima de tudo, após muitas explorações com adição de madeira, cimento, costuras e moldes.







Com a ajuda de um carpinteiro local, o designer construiu as peças à mão emprestando um caráter autoral e pessoal bem forte. Ele destaca ainda que o material tem a qualidade de ser cultivado com facilidade nos países tropicais (nós bem sabemos!), pois requer somente 6 meses para estar pronto para a colheita, além de que um único agricultor pode produzir até 8000 buchas por hectare.
Quer mais? Este tipo de plantação utiliza poucos nutrientes do solo e deixa quase nenhuma raiz, tornando-se uma opção mais sustentável do que a madeira e a cortiça para o mobiliário. 




por Thais Serafini, designer gaúcha que vive no Brasil mas tem o coração em Milão, Itália. Editora de conteúdo para a web, constantemente pesquisando, lendo e absorvendo e refletindo sobre design, cultura e arte no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.

imagens via

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 5 Comentários

Myrian6/6/12

Adorei!!!
Nunca havia imaginado outro uso para a humilde bucha.
Fiquei imaginando cobrir uma cúpula de abajur com ela. Acho que ficaria legal.
Beijos.

Reply ♥
Lilia R.6/6/12

Oi
ideia genial, super interessante e exótica!!
beijos

Reply ♥
Vanessa Artes Manuais7/6/12

Oi Thais e eu pensando que bucha vegetal servia só pra tomar banho , o cabecinha de vento a minha.
As ideias são ótimas , aqui não dá pra usar e nem saberia como limpar ou impermeabilizar pra amenizar a poeirada que tem aqui com tanta obra, ora dos vizinhos hora da prefeitura que tem previsão de acabar em 2016 pra as Olimpíadas aqui no Rio até lá toma-lhe poeira , rua esburacada, falta de iluminação e todos os transtornos que obras públicas trazem.
Vim visitar e avisar que tem um selinho pra você lá no meu blog www.vanessaartesmanuais.blogspot.com espero que goste .
Beijos e até breve!
Vanessa

Reply ♥
Janaína (Abacate)7/6/12

Caraca, Susi!
Que louco!!! Gostei!

Beijo.

Reply ♥
ARTE DO TONINHO7/6/12

OI THAIS BOM DIA ENTAO TEM COISAS QUE E DEMAIS ESSES TRABALHOS COM AS BUCHAS FICAROM BONS UM ABRAÇO

Reply ♥