DESTAQUE

Sobre cadeiras & camas

Poucos itens de uma casa são tão importantes e menosprezados pelo design como uma cama. Para muitos, é o ápice do relaxamento, refúgio pessoal que serve até como mesa de refeições, sala de cinema, escrivaninha, sofá... Porém, por algum motivo obscuro - ou nem tanto -, os designers poucas vezes se propõem a experimentar com a forma da cama. Ela pouco aparece nos salões e feiras internacionais e, caso você decida comprar uma nova, vai encontrar poucas opções no mercado (já os colchões são um caso à parte).

Por isso hoje escolhi falar de um projeto inusitado, uma cama artística e divertida, e por um momento podemos deixar de lado o fator conforto e viajar na onda do Ron Gilad. O designer criou a 56 Day Bed a partir de um desejo conceitual de tentar elevar as funções dos objetos, decidindo se apropriar da clássica cadeira Thonet como suporte para o colchão e não somente suporte para os nossos traseiros (palavras suas!). As cadeiras foram transformadas em miniaturas de aço e, apesar da primeira impressão ser contrária, garantem a estabilidade da cama.




  

  

  

 

E você, concorda que as camas merecem mais atenção da parte dos designers? Qual seria a sua sugestão?

por Thais Serafini, designer de produto e editora de conteúdo para a web. Vive constantemente pesquisando, lendo, absorvendo e refletindo sobre design no cenário atual e também em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.
via

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 2 Comentários

Eva Sabbado16/8/12

Super interessante essa discussão, realmente, inusitado e bonito o projeto dele, mas fiquei pensando no meio da cama, pois parece que as cadeiras só sustentam as laterais sem nenhum apoio central, gostaria de experimentar para poder opinar. Saio daqui pensando qual a cama que eu consideraria ideal prá mim, não tinha parado prá pensar ainda. Minha sugestão é um estudo com as pessoas, cama prá mim, tem que ter formato de ninho, de colo de mãe, mas precisa ser ergonômica, mais que beleza tem que descansar o corpo e reintegrá-lo, acho que acessórios para descansar o joelho pra quem dorme de lado seria bacana, divagando por aqui também, bjos, ótimo post.

Reply ♥
Thais Serafini21/8/12

Olá Eva! Realmente, a sua opinião reforça o valor dessa discussão. Cada um deve ter o seu ideal de conforto e refúgio e é uma pena que tenhamos poucas opções no mercado, não é? Fico feliz que você tenha refletido sobre o assunto e compartilhado aqui :)

Reply ♥