A evolução natural na cozinha


por Thaís Serafini designer de produto e editora de conteúdo para a web, apaixonada por leituras, pesquisa e reflexões sobre design no cenário atual e em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.


Os armários e as gavetas da cozinha compõem um prato cheio para designers e apaixonados pelo assunto. Utensílios novos convivem com antigos, materiais diversos se misturam e funcionalidade quase sempre é a palavra de ordem. Como vocês já devem ter percebido nos meus posts por aqui, eu mesma adoro falar de objetos de cozinha, e por isso também achei super interessante o artigo da Época que compartilho.

O texto fala do Consider the fork, um livro recém-lançado nos Estados Unidos que trata da origem e do destino dos utensílios culinários desde a pré-história até os dias de hoje. Bee Wilson, uma historiadora de gastronomia, reúne muitos exemplos de objectos conhecidos e desconhecidos, antigos e novos, para comparar a evolução dos utensílios da cozinha com a evolução das espécies através da seleção natural. 





E, para finalizar, além dos gráficos interessantes acima, uma curiosidade: você sabe qual o utensílio de cozinha mais antigo que se tem registro - criado há cerca de 2 milhões de anos, antes mesmo da invenção do fogo? Talvez seja óbvio e mesmo surpreendente, mas estamos falando da faca! 

Imagens via

Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Mostrando 8 Comentários

Alicia5/12/12

CUANTAS IDEAS PARA HACERNOS MAS FACIL LA VIDA...
HOY SE TIENE QUE HACER UN CURSO PARA MANEJAR TANTO APARATO MODERNO Y DIFICIL.
SALUDITOS

Reply ♥
Glaucia5/12/12

Muita legal esse post, por aqui uso panela de inox e pedra sabão. A de pedra sabão mantém um sabor ao alimento, que é único.
Tenho vários utensílios de cozinha bem inúteis.rs

Bjos


Gláucia

Reply ♥
Anônimo5/12/12

os cooktop só é acionado em contato com panelas de metal? Então não dá pra cozinhar com panelas de barro?

Claudia

Reply ♥
Claudia5/12/12

Eu discordo sobre os objetos em desuso. Pilão é ótimo para fazer caipirinhas e esmagar temperos frescos (como manjericão, por exemplo). A torradeira de fogão é a que mais sinto falta, pois deixa o pão UMA DELÍCIA. Nenhuma outra consegue substituir ela tão bem. No inverno, lá em casa fazemos pinhão na chapa (no fogão normal mesmo), fica maravilhoso! (O problema é que a casa fica com um cheiro estranho do pinhão tostado).
E a colher-garfo eu sinto muita falta para comer frutas picadas com leite condensado (sobremesa maravilhosa). Acabo precisando usar uma colher e um garfo, pois não encontro mais nesse estilo 2 em 1 para vender.
Tem outros objetos que estão em desuso, como aquele batedor de claras. Hoje em dia tem o mixer, a batedeira. E tudo de alumínio (panelas e formas), apesar de ainda serem fabricado, deveria estar em desuso, pois está comprovado que solta bastante alumínio durante o cozimento, e que faz super mal pro corpo (pois não expelimos, e sim vamos acumulando alumínio dentro de nós).

Abraços,

Reply ♥
Jussara Neves Rezende5/12/12

Que post interessante! Gostei muitooo
;D

Reply ♥
Regina Saraiva6/12/12

Muito interessante o post, ótima as informações, umas bem curiosas. Adoro cozinhar e por etapa adoro utensílios! Me divirto e relaxo de verdade quando estou na cozinha, não estou falando da obrigação do dia a dia, isso é muito chato, mas daquela receita bem legal que resolvo testar ou aquela tradicional da casa que sempre faz sucesso.
beijos

Reply ♥
Janaína (Abacate)13/12/12

Que post legal!!!!!!
Eu uso a panela de ferro pra fazer muqueca... Mas queria uma faca antiguinha igual a da imagem... Queria sim!

Reply ♥
Janaína (Abacate)13/12/12

E tbm uso o pilão!!!! O meu é de mármore, é lindo, mas tenho um medo dele lascar com a força...

Reply ♥