DESTAQUE

O ciclo verde da Puma


por Thaís Serafini  designer de produto e editora de conteúdo para a web, apaixonada por leituras, pesquisa e reflexões sobre design no cenário atual e em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.

Depois de algum tempo sumida, hoje volto feliz pra esse espaço querido que é o Copy & Paste pra continuar falando de design.
O projeto que quero compartilhar dessa vez é uma mistura das mais poderosas entre moda, design, tecnologia e sustentabilidade. 

A Puma apresentou bem recentemente a linha InCycle, uma iniciativa que é praticamente o ideal do que se aprende (almeja) sobre design + sustentabilidade. A marca pretende diminuir o desperdício e os resíduos da empresa e de seus consumidores e, para isso, criou calçados, acessórios e equipamentos que são biodegradáveis ou recicláveis - os primeiros acessórios deste tipo a ganhar a certificação Cradle-to-Cradle (expressão que significa o ciclo completo de vida de um produto, pensando em todas as etapas até mesmo depois do seu uso).




Os produtos que são recicláveis devem ser retornados pelos consumidores para a marca através do próprio programa de reciclagem, o Bring Me Back, que se encarrega de processar e reutilizar a matéria-prima.  Os produtos biodegradáveis, por sua vez,  são fabricados em um processo minucioso que exclui qualquer tipo de materiais tóxicos ou fibras que não sejam orgânicas,  obedecendo a normas internacionais para que um dia voltem à terra em forma de húmus. 



A coleção inclui jaquetas, camisetas, ténis, mochila, e muito respeito e amor à vida - em todos os sentidos. 
Vamos torcer para que outras empresas adotem também práticas tão legais quanto essa e deixem os produtos "ecológicos" mais acessíveis e próximos de todos, né?


Categorias:

Gostou do post? Comente aqui

Deixe sua opiniao